Cultura

Filme ‘São Jorge’ tem estreia mundial em Veneza

‘São Jorge’ é o novo filme do realizador Marco Martins e protagonizado por Nuno Lopes. A longa-metragem teve estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em Itália. Foi exibido na quinta-feira e volta a ser mostrado esta sexta-feira.

A película abriu a secção competitiva ‘Orizzonti’ do certame. O realizador, o protagonista e a atriz Mariana Nunes marcaram presença, assim como o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

Nuno Lopes interpreta um pugilista, desempregado de longa data, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis, para pagar as suas próprias dívidas e para tentar que a mulher e a filha permaneçam no país.

O realizador quis fazer “um documentário mascarado de ficção”, a partir de muita pesquisa sobre pugilismo, clubes de boxe e sobre os efeitos da crise económica no país.

‘São Jorge’ foi rodado nos bairros da Bela Vista, em Setúbal, e Jamaica, no Seixal. Conta com atores profissionais e não profissionais e o argumento foi feito por Marco Martins e pelo escritor Ricardo Adolfo.

Para Marco Martins, que tinha trabalhado com Nuno Lopes em ‘Alice’ (2005), a presença em festivais internacionais é “absolutamente fundamental para a vida dos filmes portugueses”, dado que em Portugal têm poucos espectadores.

O Festival de Cinema de Veneza começou na quarta-feira e termina no dia 10.

14199496_10154406710897660_6438037753072028840_n