Saúde & bem-estar

Europeus têm ingestão de água inadequada

A população europeia não ingere as quantidades recomendadas de água. Esta é uma das conclusões que saíram do II Congresso Internacional e IV Espanhol de Hidratação e que estão apresentadas na revista científica “Nutrición Hospitalaria”.

Manter uma hidratação correta tem um papel essencial no bem-estar da população, como defendem há muitos anos os profissionais de saúde, como dietistas, nutricionistas, médicos e farmacêuticos, e os especialistas em disciplinas relacionadas com atividade física.

“Junto com a quantidade de água e outros líquidos que ingerimos é importante que se tenha em conta a composição das bebidas, já que com graduação alcoólica ou sem ela, contribuem para o consumo diário de energia”, refere Ángel Gil, professor catedrático de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Granada e Presidente da Fundação Ibero Americana de Nutrição.

“O consumidor deve poder contar com a informação nutricional relativa às bebidas que consome e é necessário educar a população para a interpretação dos rótulos e nas necessidades nutricionais para melhorar os nossos hábitos de alimentação, como, por exemplo, optar por alternativas e variedades de bebidas sem açúcar ou sem açúcar adicionado”, acrescenta.

Segundo os especialistas, uma hidratação adequada poderia ajudar a melhorar o estado de ânimo, atenção e concentração mental. Por isso defendem programas específicos de educação em hidratação, que deveriam ser incluídos no sistema de saúde, nas escolas e no meio familiar e laboral.

Segundo Ascensión Marcos, professora de Investigação do Conselho Superior de Investigações Científicas,“os padrões de preferência de consumo dos diferentes tipos de bebidas variam consideravelmente segundo a idade, o estado socioeconómico ou nível cultural e todos requerem um enfoque educativo”.

A água é o principal elemento do nosso organismo, representa aproximadamente 60% do peso corporal total nos adultos e tem que ser obtida através do consumo de alimentos e bebidas como parte da nossa alimentação diária. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar indica que, de forma geral, a ingestão adequada do consumo de água deve estabelecer-se entre 2 e 2,5 litros nas mulheres e nos homens adultos, respetivamente.