Saúde & bem-estar

Estudo mostra que fim de semana devia ter três dias. Saiba porquê!

Não é só você que pensa que o fim de semana é demasiado curto: a ciência também diz isso.

Segundo uma análise de 25 estudos feitos pelos Estados Unidos, Austrália e vários países europeus, conclui-se que pessoas que trabalham 55 horas semanais, ou mais, tinham 33% mais hipóteses de sofrer um derrame cerebral e 13% mais probabilidades de ter doenças cardíacas quando comparadas com aquelas que trabalhavam menos de 40 horas por semana. Para chegar a esses dados foram usadas informações de cerca de 600 mil pessoas!

Trabalhar menos de 40 horas por semana também faz com que você durma mais tempo e melhor, segundo o relatório publicado no jornal ‘Sleep’. De acordo com o estudo, o relaxamento seria um pré-requisito importante para prevenir a insónia. Afinal, é do conhecimento comum que a falta de sono pode gerar ansiedade, obesidade e depressão.

O mais surpreendente é que trabalhar menos também faz com que as pessoas se tornem mais produtivas.

Desde o século XIX que existem pesquisas que indicam que a diminuição nas horas de trabalho gera uma melhoria no desempenho dos funcionários.

Em 2009, um grupo de investigadores de Harvard decidiu testar a ideia para ver se a mesma funcionava também nos dias de hoje. Para tal, inseriram um dia extra de descanso num escritório. Nesse dia, os funcionários estavam proibidos até de ver os seus e-mails. O resultado foi uma melhoria geral nos serviços.