Atualidade

Criança pede ao presidente Obama que traga menino sírio para a sua família

Uma criança norte-americana, de seis anos, escreveu uma carta ao presidente Obama a pedir que traga o menino sírio ferido na ambulância para junto da sua família.

Alex quer que Omran Daqneesh, o menino de cinco anos cuja fotografia se tornou viral no mundo como um novo símbolo da guerra na Síria, seja seu irmão.

A carta de três páginas foi escrita à mão e lida por Alex, que vive nos arredores de Nova Iorque. Depois enviou-a ao presidente dos Estados Unidos da América, tendo este partilhado tudo nas redes sociais.

“Caro Presidente Obama, lembra-se do rapaz que foi resgatado numa ambulância na Síria? Poderia ir buscá-lo e trazê-lo para a minha casa, por favor?”, escreveu Alex. “Vamos dar-lhe uma família e ele será nosso irmão. A minha irmã mais nova, Catherine, vai apanhar borboletas e pirilampos para ele. Na minha escola, tenho um amigo da Síria, Omar. Vou apresentá-lo ao Omar e podemos brincar todos juntos”.

Omran Daqneesh menino Síria vídeo viral 2

Barack Obama leu a carta de Alex na Cimeira de Líderes sobre os Refugiados, que decorreu esta semana, em Nova Iorque. “A humanidade que uma criança pode apresentar, que não aprendeu a ser cínica, ou desconfiada, ou com medo de outras pessoas por causa do sítio de onde elas vêm, ou da sua aparência, ou da sua religião, e que apenas tem noção de que deve tratar alguém que é como ele com compaixão, com bondade – podemos todos aprender com o Alex”, disse Obama.

Esta foi a carta:
“Caro Presidente,
Lembra-se do rapaz que foi recolhido por aquela ambulância na Síria? Pode por favor ir buscá-lo e trazê-lo para nossa casa?
Estacione na entrada ou na rua e nós vamos estar à vossa espera com bandeiras, flores e balões. Vamos dar-lhe uma família e ele vai ser o nosso irmão.
A Catherine, a minha irmã mais nova, vai apanhar borboletas e pirilampos para ele.
Na minha escola eu tenho um amigo da Síria, o Omar, e eu vou apresentá-lo ao Omar e podemos brincar todos juntos.
Podemos convidá-lo para festas de aniversário e ele vai ensinar-nos outra língua. Podemos ensinar-lhe Inglês também, tal como ensinámos o meu amigo Aoto do Japão.
Por favor, diga-lhe que o seu irmão vai ser o Alex, que é um rapaz muito simpático, tal como ele.
Como não vai trazer brinquedos e não tem brinquedos, a Catherine vai partilhar com ele o seu coelhinho de peluche azul.
E eu vou partilhar com ele a minha bicicleta e ensiná-lo a andar nela.
Vou ensiná-lo na Matemática a somar e subtrair.
E ele pode cheirar o baton pinguim da Catherine que é verde. Ela não deixa ninguém tocar nele.
Muito obrigado! Estou ansioso para que ele chegue!

Alex
6 anos”