Saúde & bem-estar

Comida que cai no chão demora menos de 5 segundos a ficar contaminada

Está a ver a ‘regra dos cinco segundos’? Aquela que diz que se a comida ficar no chão esse tempo não faz mal comê-la a seguir. Se ainda achava que era verdade, então esqueça. Apesar de haver cientistas que defendam essa regra, há outros que vêm mostrar o contrário.

Desta vez foram os investigadores da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos da América, a confirmar que não existe um tempo para que haja contaminação da comida que caia ao chão. Isso acontece de imediato.

Ou como eles comprovaram, basta menos de um segundo para isso acontecer. E a contaminação aumenta consoante o tempo que os alimentos estiverem caídos no chão. Quanto mais tempo, mais bactérias ‘invadem’ a comida.

Também depende do tipo de alimento: algo mais húmido é mais rapidamente infetado por germes. Por exemplo, dos testes feitos pela equipa, uma melancia ficou com mais bactérias do que uma goma.

Os investigadores descobriram ainda que o tipo de superfície é importante. Os tapetes são mais limpos do que aço inox, cerâmica e madeira, porque estão a minimizar o contacto com o chão.

O estudo já foi publicado na Applied and Environmental Microbiology.

Por isso agora que deixar cair algo, esqueça os 5 segundos. Leve mesmo diretamente ao lixo.