Atualidade

Campanha celebra diferentes tipos de corpos femininos

‘I Am All Woman’ (Sou Todas as Mulheres, em tradução literal). É este o nome de uma campanha que pretende celebrar os diferentes tipos de corpos femininos e desconstruir o ideal de beleza padronizado.

Dez modelos tiraram fotografias e gravaram um vídeo onde aparecem a ‘abraçar’ os seus corpos, dos mais magros aos mais gordos, e com tudo – mais ou menos ‘idealmente’ estético – à mostra: celulite, pêlos e estrias.

A campanha foi concebida por duas manequins Charli Howard e Clémentine Desseaux, que reuniram um grupo para posar no projeto, mas que na verdade foi mais idealizada pela primeira.

É que Charli saiu da agência de modelos que a representava, no ano passado, por lhe dizerem que estava gorda. “Aqui está um grande F*** YOU para a minha (agora ex) agência de modelos por dizer que com uma altura de 1,72 metros e um tamanho de roupa 34-36, no Reino Unido, sou ‘muito grande’ e ‘fora de forma’ para trabalhar na indústria da moda”, escreveu na altura no Facebook.

Na altura respondeu à agência: “Quanto mais vocês forçarem as modelos a perder peso e serem pequenas, mais os designers têm de fazer roupas para caber nos nossos tamanhos e mais raparigas jovens são obrigadas a adoecer. Já não é uma imagem que eu queira representar”.

Agora, aos 25 anos, e noutra agência, MUSE Management, conheceu a modelo francesa plus-size Clémentine, de 28 anos. E juntas convidaram colegas como Denise Bidot, Shivani Persad, Leaf, Victoria Brito e Barbie Ferreira para a campanha.

A roupa que usaram é de designers mulheres e o vídeo e a fotografia também têm autoria no feminino. O hashtag #iamallwoman já ‘mexe’ nas redes sociais.

Confira aqui as imagens e os vídeos, quer o oficial quer um de bastidores, da campanha ‘I Am All Woman’: