Saúde & bem-estar

Videojogos podem aumentar rendimento escolar dos jovens

Para muitos pais, estar nas redes sociais horas a fio ou a jogar videojogos é sempre negativo na criança, mas um recente estudo australiano vem comprovar o contrário.

Publicado na International Journal of Communication, o estudo do Instituto de Tecnologia de Melbourne indica que enquanto os jovens que estão mais tempo nas redes sociais apresentam piores resultados escolares em disciplinas como Matemática e Ciência e têm mais dificuldades na hora de compreender o que estão a ler, os jovens que jogam videojogos não violentos apresentaram melhores notas.

Conta o El Mundo que o uso de redes sociais fez cair as notas a Matemática em 20 pontos, sendo que quanto maior fosse o tempo de uso deste tipo de plataformas piores seriam as notas. Por seu turnos, os alunos que se entretinham com videojogos apresentaram mais 15 pontos a Matemática e mais 17 pontos a Ciência. A compreensão da leitura foi também melhor nestes jovens.

Embora os resultados tenham sido claros, os investigadores dizem que ainda não são capazes para encontrar uma resposta para o facto dos videojogos levarem a melhores notas, defendendo a necessidade de novas investigações sobre o assunto.

O estudo teve por base a análise a 12 mil estudantes com 15 anos e que frequentavam 772 escolas diferentes. O método de avaliação foi o Program for International Student Assessment (Pisa).