Atualidade

Vice-presidente dos EUA celebra casamento gay entre funcionários da Casa Branca

O vice-presidente dos Estados Unidos da Améria (EUA), Joe Biden, um dos primeiros políticos a apoiar abertamente a união homossexual no país, celebrou esta segunda-feira o casamento entre dois homens funcionários da Casa Branca.

Segundo avançou o jornal ‘The Washington Post’, Biden obteve uma certidão especial para poder casar Brian Mosteller e Joe Mahshie, ambos empregados do governo interino há vários anos.

“Estou orgulhoso por casar Brian e Joe em minha casa. Não poderia estar mais feliz: são dois empregados veteranos da Casa Branca e duas grandes pessoas”, escreveu o vice-presidente na sua conta oficial no Twitter, junto a uma fotografia na qual sorri perante os noivos. O enlace, realizado em Washington, terá contado apenas com a presença de parentes diretos do casal.

Sobre os protagonistas, sabe-se que Mosteller, é o assistente especial de Obama e diretor de operações do Salão Oval, encarregado de garantir que as necessidades do presidente e de supervisionar cada detalhe de seu dia a dia. Já Mahshie é coordenador de viagens da primeira-dama, Michelle Obama.

Recorde-se que numa entrevista exibida em 2012, Biden afirmou que se encontrava “absolutamente à vontade” com o casamento homossexual, num momento em que ninguém no governo americano apoiava publicamente esse tipo de união.

Á posteriori, o presidente Barack Obama viu-se obrigado a reconhecer o seu apoio aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, gerando uma corrente que culminou na decisão da Suprema Corte de legalizar o casamento gay em 2015.