Lifestyle

Tem medo de adormecer ao volante? Agora já há uma aplicação para o ajudar

Se é daquelas pessoas que evita conduzir à noite sem companhia por medo de adormecer ao volante, então pare tudo o que está a fazer e leia isto. Agora já há uma aplicação de telemóvel que o pode ajudar. Chama-se ‘HealthyRoad’ e deteta o adormecimento de condutores ao volante. E o melhor? Foi inventada por portugueses.

A aplicação – criada pela startup com o mesmo nome, incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) – usa uma tecnologia de análise facial. Ou seja, é capaz de identificar o comportamento do condutor, através da câmara frontal dos smartphones, alertando-o sempre que estiver a adormecer ou distraído.

HealthyRoad

“Na Europa, 1/3 dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20 a 25% por adormecimento. São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade. É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade”, referiu André Azevedo, um dos fundadores da ‘HealthyRoad’, na página oficial da UPTEC.

A ‘HealthyRoad’ foi lançada no final de julho e conta já com a parceria da BMW para a implementação desta tecnologia. A aplicação no carro é simples, como se se tratasse de um GPS.

Caso o condutor adormeça ou esteja distraído, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual por forma a acordá-lo ou a relembrá-lo da necessidade de estar atento à condução.

A aplicação gratuita já está disponível na Google Play Store. Trata-se de uma boa notícia, especialmente nesta altura de viagens e férias de verão.