Atualidade

Telma Monteiro e Cristiano Ronaldo unidos pelos ‘gritos de guerra’

A judoca assegurou a primeira medalha para Portugal nesta edição dos Jogos Olímpicos que estão a decorrer no Rio de Janeiro. Foi um bronze com sabor a ouro, conquistado na raça, e com um grito de revolta que também promete reservar um lugar na história, ali bem junto a um outro que, há uns anos, saiu da boca de um igualmente emblemático desportista nacional.

Esta segunda-feira (8), no combate de repescagem para a disputa da medalha de bronze, Telma Monteiro venceu a francesa Automne Pavia e, nas celebrações, gritou a plenos pulmões: “Eu vim para ficar.” Foi dito e feito. Poucas horas depois subia ao pódio para receber a medalha de bronze, a primeira olímpica da sua conceituada carreira, ao bater a romena Corina Caprioriu.

Mas voltemos ao grito de guerra. Assim que Telma soltou o “Eu vim para ficar”, os mais atentos certamente se lembraram do “Eu estou aqui” de Cristiano Ronaldo.

No playoff de apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol, em novembro de 2013, na Suécia, frente à seleção local, o craque do Real Madrid registou uma das suas melhores exibições com a camisola de Portugal, assinando um hat-trick que garantiu o triunfo (2-3) e colocou a Seleção Nacional no Mundial do Brasil.

Nas celebrações de um desses golos, CR7 repetiu o grito de guerra que já havia usado em Madrid, na celebração de um golo que permitiu à sua equipa vencer o eterno rival, Barcelona.

Em momentos de glória, tanto Telma Monteiro como Cristiano Ronaldo soltaram frases de profunda convicção, que ficarão para sempre na memória do desporto português.

A propósito disso, refira-se ainda que a judoca partilhou há instantes, nesta terça-feira, dia 9, uma fotografia em que surge a beijar a medalha de bronze que conquistou na véspera. Na legenda, além do “Obrigado Deus”, ainda usou a hashtag com o grito que popularizou: “#euvimparaficar”. Nem mais…

Thank you God! #rio2106 Obrigada Deus! #euvimpraficar #navidacomgarra

Uma foto publicada por Telma Monteiro (@telmamonteiro57) a