Atualidade

Solidariedade olímpica vincada em carta emotiva de Rui Costa para Fernando Pimenta

Ainda não foi esta terça-feira, dia 16 de agosto, que Portugal conquistou uma segunda medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Depois do bronze de Telma Monteiro, as esperanças nacionais recaíam em Nélson Évora (triplo salto) e Fernando Pimenta (canoagem), mas esses atletas não foram além do 6.º e 5.º lugar, respetivamente.

No final da sua prova de K1 1000m, o canoísta não conseguiu conter as lágrimas e o seu discurso comoveu os portugueses. De tal forma, que o ciclista Rui Costa entendeu escrever-lhe uma carta aberta nas redes sociais, dirigindo-lhe palavras igualmente emotivas, mas também de força e superação.

“Amigo, acabei de te ver na TV com a voz embargada. Partiu-me o coração”, arrancou Rui Costa, acelerando depois: “Se tivesses ganho a medalha, provavelmente eu não te ia escrever nada, pelo menos hoje. Mas é nestes momentos que mais precisamos de uma palavra de carinho de um amigo e eu não podia faltar. Aqui fica o meu abraço, tão orgulhoso como se tivesses sido Campeão Olímpico.”

O 10.º classificado na prova de fundo de ciclismo de estrada garantiu ainda que sentiu “a mágoa” de Fernando Pimenta como se fosse a dele próprio. “Como eu te entendo… tanto trabalho, tanta luta, tanta dedicação para no final receber um resultado que não era o nosso e que não se merecia”, escreveu.

E Rui Costa prosseguiu assim sobre as algas que condicionaram a prova do amigo: “Dói! Custa saber que se podia ir mais além, mas que motivos alheios nos impediram de lá chegar. Não te posso pedir que não fiques triste, mas peço que te animes… e depressa!”

As palavras de ânimo vieram a fechar a carta aberta: “Todos nós sabemos o atleta que és. Pensa que um dia, uma prova, não podem definir o teu valor. Para mim, continuas a ser o melhor do mundo! Um forte e sentido abraço deste teu amigo.”

FernandoPimenta

Na caixa de comentários desta publicação, Rui Costa pede para que as suas palavras sejam partilhadas: “Vamos fazer uma corrente de apoio ao Fernando.”

Também nesse espaço, o ciclista generalizou o seu apoio a todos os participantes portugueses nos Jogos Olímpicos: “Independentemente dos números, todos os nossos atletas são motivo de orgulho para mim. Parabéns a todos por todo o esforço.”