Moda

Ser campeão desde pequenino? A Nike diz que sim

O provérbio popular ‘De pequenino é que se torce o pepino’ bem se pode aplicar aqui. A ideia é mostrar que não importa onde nascemos nem a nossa história de vida. O essencial é ter garra de campeão, porque ninguém nasce vencedor.

Este é o argumento da nova campanha publicitária da Nike. Com o nome ‘Unlimited Future’ (Futuro Ilimitado), o vídeo mostra uma sala cheia de berços com bebés. Cada um deles representa um desportista conhecido, criado em circunstâncias não muito favoráveis. Mas ainda assim venceram.

“Os campeões não nasceram campeões. Nasceram bebés”, é o slogan do anúncio. Um adulto entra na sala e dirige-se a eles: “Ouçam bebés. A vida não é justa”. Depois enumerou as razões da injustiça que podia ter derrotado nomes como o futebolista Neymar, a tenista Serena Williams, o jogador de basquetebol LeBron James, o atleta olímpico Mo Farah, que nasceu na Somália mas foi para o Reino Unido viver ainda criança, e o basquetebolista Zhou Qi, natural da China.

No final do discurso um bebé fez a diferença. “Vocês não decidem como começa, mas como acaba”, resume o protagonista da campanha, representado pelo ator americano Bobby Cannaval.

Veja aqui a publicidade, criada pela agência Wieden + Kennedy e realizada por Damien Chazelle, que no espaço de apenas uma semana foi visualizada mais de 23 milhões de vezes: