Atualidade

Semana infernal está para durar. Vem aí ainda mais calor

São péssimas notícias para o combate a incêndios. O país já estava em alerta laranja, o segundo mais grave na previsão meteorológica, desde o fim-de-semana passado devido ao tempo quente e seco. Agora foi prolongado até ao próximo domingo, dia 14.

Prepare-se para mais uma semana infernal. É que as temperaturas e o vento forte vão mesmo aumentar a partir desta quarta-feira. Uma situação que está a preocupar as autoridades e os meios de combate a fogos, já exaustos pela quantidade de focos que têm surgido por todo o país e em especial na Madeira, onde deixou um rasto de destruição.

O anúncio foi feito aos jornalistas, esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Administração Interna. Jorge Gomes disse que as previsões são “assustadoras”.

“Estamos preparados porque vamos ter mais alguns dias de extrema severidade em termos de calor. Esperamos que o vento abrande. Se o vento não abrandar vai ser um pouco complicado, mas estamos cá para resistir, apoiar as populações e dar muita força às mulheres e homens que estão no terreno para defender tudo o que é gente e património”, disse.

As temperaturas vão aumentar entre dois e quatro graus, os ventos podem ir de 50 a 60 km/h e vai haver um reforço de meios operacionais. “Temos os meios que o dispositivo integra, são 10 mil operacionais. Depois temos outros meios mobilizáveis que poderão ser destacados. Há outros 10 mil homens e mulheres que são voluntários e que respondem quando são chamados. Já tivemos um dia em que foram chamados 1500”, enumerou Jorge Gomes.

As autoridades relembram os cuidados a ter nestas alturas: não fazer queimadas, limpar o mato à volta das habitações, manter-se hidratado e evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor.