Saúde & bem-estar

Sabia que um café por dia protege e ‘cura’ o coração?

Boas notícias para quem gosta de café: A bebida não só não prejudica o coração, como até o pode ajudar a ‘curar-se’ depois de um ataque cardíaco.

Um estudo recente realizado por investigadores da Universidade de York concluiu que beber um ou dois cafés por dia pode ser o segredo para sobreviver a um ataque cardíaco.

Os investigadores seguiram 3721 pessoas que haviam sobrevivido a um ataque cardíaco no Reino Unido e analisaram os seus hábitos no que toca ao café.

Concluíram que os pacientes que bebiam um ou dois cafés por dia tinham 20% menos probabilidade de morrer prematuramente devido a danos cardíacos do que as pessoas que nunca bebiam café.

E as pessoas que bebiam mais de dois café tinham 50% menos probabilidade de ter uma morte prematura devido ao coração.

Como reporta o New York Post, ainda não se sabe ao certo como o corpo afeta o corpo humano – nem como é que esta bebida pode proteger e ajudar o coração a recuperar.

Outros estudos já haviam apontado que beber três a cinco cafés poderia ser benéfico para quem sofre de diabetes e problemas cardiovasculares e que até poderia ajudar os doentes com Parkinson ou a combater o cancro ou problemas de fígado.