Cultura

Rita Pereira e Cláudia Vieira assistem a concerto Amazónia Live

Foram duas horas de música, mas muitas mais de preparação. O espetáculo Amazónia Live, uma iniciativa do Rock in Rio (RiR) para reflorestar a maior floresta do mundo, decorreu na noite deste sábado em Manaus. O palco em forma de folha recebeu nomes como o tenor espanhol Placido Domingo e a cantora brasileira Ivete Sangalo.

A promover o projeto de reflorestação Amazónia Live, na pele de embaixadoras, Rita Pereira e Cláudia Vieira que estão há quase uma semana na Amazónia, assistiram ao vivo a este espectáculo inesquecível.

O projeto visa plantar até 4 milhões de árvores na Amazónia. A iniciativa musical de ontem antecedeu a plantação do primeiro milhão de árvores. Sempre a pensar no meio ambiente, o evento teve emissão zero de carbono.

O palco, gigantesco, foi montado a meio do rio Negro na Amazónia. Os músicos, a orquestra, o coro da Amazónia e os convidados, num total de quase 100 pessoas, estavam no palco. A ideia era que flutuasse mas a falta de água no rio, devido à seca e às alterações climáticas, impediu isso. O rio ficou a 2,5 metros do normal e o material que deveria ser transportado de barco teve de seguir em barcaças (que não tocavam no fundo) e “à mão”.

Meses de trabalho, nascidos da ideia de Roberto Medina, o brasileiro que criou o festival RiR, e que teve à cabeça da produção o português Nuno Sousa Pinto. Uma equipa de 30 pessoas, 500 toneladas de material e uma tela gigante que faz de folha tornaram o sonho realidade.

A folha gigante em tons verdes e amarelos, simbolizando a vida e a morte, foi iluminada com várias cores, como o vermelho e o roxo. Os convidados eram apenas 200 pessoas.

O espetáculo arrancou com o hino do Rock in Rio tocado pelo guitarrista brasileiro Andreas Kisser, seguindo-se o tenor, também brasileiro e que é autista, Saulo Laucas, a cantar ‘Canto della Terra’ (de Francesco Sartori, popularizado pelo tenor italiano Andrea Bocelli), e depois Ivete Sangalo (que a seguir cantou para milhares de pessoas em Manaus), que terminou a cerimónia de abertura com Placido Domingo a cantar ‘Aquarela do Brasil’.

Pelo meio Ivete emocionou-se a cantar ‘Circle of Life’, composta por Elton John para a banda sonora do filme ‘O Rei Leão’, de 1994, e cuja letra exalta a natureza e o caminho traçado pelos seres vivos.

O tenor continuou o concerto, que teve entre a plateia as portuguesas Rita Pereira e Cláudia Vieira – embaixadoras nacionais – e o ator brasileiro Marcos Palmeira.

O Rock in Rio (que este ano decorreu em Lisboa e onde já foi visível essa campanha) quer plantar quatro milhões de árvores na Amazónia, tendo já conseguido verbas para quase três milhões. De Portugal ‘saíram’ 35 mil árvores .

Veja aqui o vídeo dos preparativos:

E o dueto de Ivete Sangalo com Placido Domingo a cantarem ‘Aquarela do Brasil’: