Atualidade

Rapaz decide doar rim a amigo e vídeo torna-se viral

Danny Kolzow sofre de síndrome de Alport, uma condição que leva à perda progressiva da função renal e auditiva, e com apenas 23 anos, precisou de um transplante de rim.

Um dos seus amigos dos tempos de faculdade, Graham McMillan, descobriu que era compatível e quis ser ele mesmo a dar o órgão ao amigo. De uma forma original, ele fez o anúncio da sua decisão.

Danny estava internado no centro médico Baylor All Saints, no Texas, quando Graham lhe apareceu-lhe com balões e um cartaz que dizia: “ouvi dizer que precisavas de um rim, queres o meu?”

O momento foi filmado e tornou-se viral nas redes sociais. Até agora, foi visto mais de 14 mil vezes no Facebook e cerca de 71 mil vezes no Vimeo.

O transplante, realizado na quarta-feira, dia 27 de junho, foi um sucesso e segundo uma publicação da Universidade Católica do Texas, os dois alunos estão bem.

13654398_10157172422930065_6080822821423492381_n

Graham, que doou o rim, deixou um apelo a quem queira seguir-lhe o exemplo. “Há milhões e milhões de pessoas saudáveis que podiam doar rins. Não percebem o efeito que teriam na vida de alguém que deixa de ser obrigado a fazer diálise”, justificou sublinhando que o ato ‘heróico’ não traz consequências negativas para a saúde de quem ‘oferece’ o rim. “Vais continuar ótimo se escolheres ser doador”, finalizou.