Atualidade

Presidente do Comité Olímpico da Irlanda preso no Rio de Janeiro

A polícia do Rio de Janeiro deteve esta quarta-feira Patrick Hickey, membro do Comité Olímpico Internacional (COI) e presidente do Comité Olímpico da Irlanda, por suspeita de participar numa rede de venda ilegal de bilhetes desta edição dos Jogos, que termina no domingo.

O empresário foi preso num hotel na Barra da Tijuca e, segundo fonte ligada às autoridades, durante a detenção sentiu-se mal e teve de ser encaminhado para o hospital Samaritano da Barra, tendo ainda tentado a fuga.

Segundo a Delegacia de Defraudações, o Comité Olímpico da Irlanda contratou a empresa Pro 100 para vender os bilhetes do Rio2016 naquele país. Esses bilhetes foram repassados à empresa THG, que está sob investigação e cujo diretor, Kevin James Mallon, também foi preso no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro.

A empresa THG é controlada pelo empresário inglês Marcus Evans, dono do clube de futebol Ipswich Town, da segunda divisão inglesa. Marcus, juntamente com outros três diretores da mesma empresa, tiveram ordem de prisão na última quinta-feira (12).

De acordo com o ‘Globo’, a empresa THG chegou a vender bilhetes para a abertura dos Jogos Olímpicos por mais de 6 mil euros, mas os seus compradores não conseguiram assistir à cerimónia porque a empresa não estava acreditada para o efeito. Soube-se agora o envolvimento de Patrick Hickey no esquema.

Resta apurar se a Irlanda terá alguma sanção por força do envolvimento do Comité no caso.