Atualidade

Porta-estandarte do Tonga leva internet ao rubro

Tonga. Sim, é um país. E com equipa olímpica. Mas foi o porta-estandarte que deixou todos – eles e elas – de boca aberta. É que o atleta desfilou de tronco nu e coberto de bastante óleo nos seus abdominais perfeitos. O suficiente para deixar a internet, em especial o Twitter, em polvorosa.

Chama-se Pita Taufatofua, tem 32 anos, é lutador de taekwondo e o facto de também levar uma saia indígena fazem-no ter muitas semelhanças com o Tarzan. Veio de Tonga, um país na Polinésia, Oceania, onde a gordura é formosura e 40% da população sofre de diabetes. Nada que impeça a ilha no sul do Oceano Pacífico de ter belezas naturais e bem saudáveis, como é este atleta um ótimo exemplo. A única coisa que abundava era o óleo espalhado no corpo.

Ninguém conhece muito bem a carreira do porta-estandarte, que é o primeiro atleta olímpico do país naquela modalidade, mas não lhe faltam agora fãs. Houve até quem fizesse questão de publicar o mapa para percebermos bem onde fica o país ou então saber para onde viajar no futuro…

“Tô indo pra Tonga amanhã”, comentou um. “Essa Tonga cheia de óleo acendeu meu espírito olímpico!”, realçou outro. “Já disse que estou torcendo para Tonga?”, escreveu uma utilizadora.

‘Tonga’ foi um dos assuntos mais comentados durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que decorreu na madrugada deste sábado. Coincidência ou não, a página oficial do atleta no Facebook foi criada há momentos.

Enquanto o atleta não entra em competição, vejamos melhor – de todos os ângulos – de quem meio mundo fala: