Atualidade

Morreu irmão de menino sírio ferido

O irmão do menino sírio ferido, cuja expressão comoveu o mundo num vídeo que se tornou viral, morreu na sequência do mesmo ataque aéreo na cidade de Aleppo.

Ali Daqneesh, de 10 anos, não resistiu aos ferimentos muito graves. De acordo com a agência noticiosa Reuters, tinha hemorragias e os órgãos em falência.

Já o irmão Omran, de cinco anos, ficou ferido, juntamente com os pais, depois de a casa em que viviam, em Qaterji, um bairro da cidade, ser bombardeada, a 10 de agosto.

A notícia de Omran, com o olhar perdido e sentado na ambulância, emocionou todos, inclusive uma jornalista da CNN que dava a notícia, e relançou a discussão da necessidade de se acabar com a guerra civil na Síria, que já dura há cinco anos.

Na quarta-feira, dia 17 de agosto, a União Europeia exigiu que os combates em Aleppo parem “imediatamente”, para retomarem as operações humanitárias e de socorro, há muito suspensas devido aos constantes ataques aéreos. A província, no norte do país, tem sido uma das mais afetadas.

A Rússia, aliada do presidente sírio Bashar al-Assad e uma das responsáveis pelos bombardeamentos, prometeu um cessar-fogo de 48 horas a partir da próxima semana.

Apenas durante este mês de agosto já foram mortos 448 civis em bombardeamentos e ataques aéreos em Aleppo.