Atualidade

Menino sírio ferido vive afastado da imprensa mundial

Foi a forma que o pai de Omran Daqneesh encontrou para proteger a criança dos olhares do mundo e de potenciais represálias do governo da Síria. O menino sírio ferido que comoveu o mundo sentado na ambulância depois de ser resgatado dos escombros de sua casa num bairro de Aleppo, que tinha sido bombardeada, vive assim afastado da imprensa mundial.

Omran, de 5 anos, está a recuperar de tudo como uma simples criança. De acordo com a revista Veja, o menino “está bem e se divertindo com seus brinquedos novos”.

O irmão mais velho Ali Daqneesh, de 10 anos, não resistiu aos ferimentos muito graves provocados pelo ataque aéreo e morreu na sequência desse bombardeamento. De acordo com a agência noticiosa Reuters, tinha hemorragias e os órgãos em falência.

A mãe de Omran e Ali está internada no hospital em estado crítico. O pai e os outros dois irmãos, de 1 e 6 anos, estão bem. Mas o pai não permite que os jornalistas tirem fotografias a Omran.

“Omran está vivendo com sua família em uma casa na região leste da cidade de Aleppo, que continua sob cerco das forças do governo”, referiu à revista VEJA Lobna Hassairi, gerente de comunicação da Sociedade Médica Sírio-Americana, que tem mantido contato com a família e com os médicos.

O caso de Omran emocionou o mundo e uma jornalista da CNN não conseguiu conter as lágrimas ao contar a história do menino.