Cultura

‘Lisboa na Rua’ volta a animar a capital

A partir de 25 de agosto, Lisboa torna-se palco do festival que “alegra a capital com música, cinema, teatro, literatura, exposições, instalações e visitas literárias”.

‘Lisboa na Rua’ prolonga-se durante cinco fins de semana em várias praças e largos da cidade e contará com a atuação de artistas como Gisela João, Camané ou Carlos do Carmo.

“Lisboa na Rua é um festival que permite a qualquer pessoa assistir de forma totalmente livre e gratuita a espetáculos que normalmente não se passam na rua e não são gratuitos, como a apresentação integral das sinfonias de Beethoven, em quatro concertos ao ar livre. Nesta edição alargámos o festival a zonas como São Domingos de Benfica, Carnide e Lumiar, porque é importante mostrar que a cidade é mais do que o seu centro histórico”, frisa a presidente do Conselho de Administração da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, em comunicado.

O Jardim da Tapada das Necessidades será transformado para acolher o inédito Lisboa Soa, um festival dedicado à arte sonora, com performances, concertos e debates sobre o ambiente acústico que nos rodeia.

Já o grande ecrã irá instalar-se, pela primeira vez, no jardim do Palácio Pimenta do Museu de Lisboa, no Campo Grande e irá exibir filmes clássicos e icónicos, como o ‘E.T.’ ou ‘Os Verdes Anos’, em noites mágicas de cinema ao ar livre.

O evento inclui também passeios literários pela mão de alguns dos escritores e ilustradores que deram corpo e forma ao Guia Ler e Ver Lisboa.

O festival, organizado pela EGEAC, chega ao fim no Dia Mundial da Música, dia 1 de outubro.