Saúde & bem-estar

Já existe o primeiro sistema de Raios X robótico

É um equipamento que permite realizar, pela primeira vez num único sistema, diversos exames de várias áreas clínicas. Chama-se Raios X robótico, é menos doloroso para o paciente e realizado em menos tempo.

O sistema foi desenvolvido pela Siemens e pode agora passar a existir nas instituições de saúde. Consiste em dois braços, montados no teto, que são posicionados automaticamente. O operador consegue posicioná-los de forma totalmente automática em torno do paciente, bastando para isso premir um botão.

Desta forma não há necessidade de reposicionar o paciente na mesa nem mudar a sala a fim de realizar exames de imagiologia adicionais. O equipamento de Raios X robótico permite fazer tudo em um: exames de fluoroscopia (técnica de imagem usada na medicina para obter imagens em tempo real), aplicações de angiografia e imagiologia 3D, além dos Raios X convencionais em 2D.

Pode ser aplicado também na medicina de urgência e na ortopedia, o que permite melhorar os processos de trabalho nos hospitais e é mais económico.

A possibilidade do livre posicionamento do detetor permite tirar imagens radiológicas bastante diferentes, tanto estáticas como dinâmicas, na mesma sala utilizando um só sistema.

O novo sistema de Raios X também agiliza o trabalho dos centros radiológicos, onde os tempos de espera costumam ser longos, tornando os fluxos de trabalho economicamente mais eficientes.

Permite diagnósticos precisos graças à imagiologia 3D, é de acesso fácil ao paciente, sobretudo na pediatria, uma vez que a mesa pode ser baixada para apenas 50 cm de altura, e emite uma dose de radiação tão baixa quanto possível.

O sistema de Raios X robótico ainda não está comercialmente disponível em todos os países. Veja aqui as imagens do equipamento já disponibilizadas pela Siemens: