Atualidade

Homem mais velho do mundo só quer… morrer!

Foi descoberto na Indonésia aquele que se acredita ser o homem mais velho do mundo.

Mbah Gotho nasceu em Sragen, no centro de Java, ainda durante o séc XIX. Viveu mais que os seus dez irmãos, quatro mulheres e todos os seus filhos. A sua última esposa morreu em 1988 e aos poucos Gotho foi vendo partir todos os que lhe eram queridos restando agora alguns netos, bisnetos e até trinetos.

Segundo os registos, o homem nasceu a 31 de dezembro 1870, o que quer dizer que tem mais 23 anos do que a francesa Jeanne Calment, de 122 anos, atualmente considerada a mais velha do mundo segundo o Livro do Guiness. Porém, como a sua identificação não é oficial, é incerto se terá direito a receber o título.

E se para muitos a “imortalidade” poderia ser considerada uma dádiva, para Mbah não o é. Bem pelo contrário. Em entrevista a alguns orgãos de comunicação locais, o idoso referiu que o seu maior desejo “é morrer” uma vez que considera já ter vivido “tudo o que havia para viver”.

Quando lhe perguntaram qual era o segredo para tamanha longevidade, respondeu simplesmente: “é preciso ter paciência”.

O homem contou ainda que desde os seu 122 anos que os familiares aguardam e preparam o dia da sua morte. De tal forma que em 1992 foi comprada uma cova junto aos restantes membros do clã para o seu ‘descanso eterno’.

Segundo o ‘The Mirror’, nos últimos três meses Mbah perdeu alguma da sua independência e precisa agora de ajuda para comer, além de passar a maior parte do tempo a ouvir música uma vez que a sua visão o impede de ver televisão. No entanto, mantém-se ativo o mais que pode.