Atualidade

Ginasta holandês eliminado dos Jogos Olímpicos é satirizado na internet

É um dos maiores atletas da ginástica na Holanda e detentor de um título mundial em argolas. No entanto parece não ter sido o suficiente para impedir Yuri Van Gelder de ter um comportamento pouco profissional.

O ginasta foi eliminado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro depois de uma noite de copos. Yuri tinha-se apurado para a final da prova de argolas, onde iria defrontar o brasileiro Arthur Zanetti, e decidiu sair da Aldeia Olímpica no sábado à noite para se divertir.

Só que a celebração incluiu bebidas alcoólicas, comportamento proibido pela Federação Holandesa, e por isso foi castigado e eliminado da competição.

“É terrível para o Yuri, mas este tipo de comportamento é inaceitável. Em termos desportivos é um desastre, mas não tínhamos outra escolha, dada a violação dos nossos valores”, explicou o chefe da missão holandesa Maurits Hendriks em comunicado divulgado esta terça-feira, dia 9.

Conhecido por ‘Lord of the Rings’ (‘Senhor dos Anéis’, numa alusão às argolas), rapidamente ganhou uma nova alcunha: ‘Lord of the Drinks’ (‘Senhor das Bebibas’). Yuri Van Gelder virou ‘meme’ e tem sido satirizado na internet.

O ginasta, que tem três medalhas em Mundiais nas argolas, tem fama de ‘bad boy’. Em 2009 foi suspenso por consumo de cocaína e, dois anos depois, teve uma recaída e foi afastado da seleção.

Como já regressou à Holanda, Yuri deixa assim um lugar livre na final daquela modalidade de ginástica, para a qual se classificou com a oitava melhor nota. Será substituído pelo ucraniano Igor Radivilov, que é quem tinha a melhor pontuação a seguir aos dois finalistas. Porque o “show must go on”. Mas sem copos.