Atualidade

Feriado com temperaturas mais baixas e possibilidade de aguaceiros

As temperaturas baixaram este domingo à tarde e podendo ocorrer aguaceiros no norte e centro, condições que permitirão levantar os avisos meteorológicos de calor.

“Para hoje [o risco de incêndio] ainda é bastante elevado, principalmente nos distritos do interior norte e centro”, apesar da possibilidade da ocorrência de aguaceiros, referiu fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, na segunda-feira em que se assinala o dia da Assunção de Nossa Senhora, feriado nacional, e muitas pessoas esperam poder gozar o dia de praia, as “temperaturas terão tendência para descer”.

No entanto, segundo a informação meteorológica do IPMA, ainda estarão oito distritos de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’.

“Durante a tarde, nas regiões do interior norte e centro, principalmente nas áreas montanhosas [poderá haver] condições favoráveis para o aumento da nebulosidade com a ocorrência de aguaceiros e trovoada”, explicou o IPMA.

O vento tem estado fraco, havendo situações de moderado durante a tarde no litoral oeste, além de vento sudoeste na costa sul do Algarve, uma tendência que deverá manter-se.

Os próximos dias vão assim ter sempre alguma nebulosidade no litoral oeste, principalmente no norte e centro, e na segunda-feira volta uma situação de instabilidade nas regiões do interior, com aumento da nebulosidade e condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões montanhosas do norte e centro.

Na terça-feira, o vento mantém as condições dos dias anteriores e regista-se “alguma nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e para o final da tarde no norte”.

Na quarta-feira, com a aproximação de uma superfície frontal fria, “nas regiões norte e centro temos mais nebulosidade no litoral, um céu muito nublado, e períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, a partir do início da manhã e em especial no litoral”, avançou a fonte do IPMA.

Na temperatura, aparece uma pequena subida na mínima no litoral norte e centro, e uma pequena descida da máxima, enquanto no sul do país apenas é referida uma descida dos valores mais elevados.

Para quinta-feira, a tendência aponta para que possa ocorrer precipitação no final do dia, no Minho e Douro e litoral, “mas ainda há alguma incerteza”.