Atualidade

Divulgada lista de subvenções vitalícias do políticos portugueses. São mais de 300!

José Sócrates, Manuel Alegre, Maria de Belém, Duarte Lima, Rocha Vieira, Manuel Maria Carrilho. Estes são apenas alguns dos nomes contemplados na lista da Caixa Geral de Aposentações, referente a todos os nomes com direito a subvenções vitalícias.

O documento tornado agora publico depois de um parecer positivo da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, revela não só quem mas qual o valor que cada um dos beneficiados recebe.

Entre todos os presentes, Rocha Vieira e Carlos Melancia, ex-governadores de Macau, são quem teve direito às subvenções mais elevadas, algo como 13607 e 9727 euros, respetivamente.

José Sócrates, que recentemente anunciou o seu pedido de subvenção, teve direito a rendimentos que ascendeu aos 2372 euros. António Guterres, por seu lado, aufere (com reduções parciais), desde 2002, algo como 4138 euros.

Além destes, é possível encontrar outros nomes do panorama político bem conhecidos do público português, como é o caso de Maria de Belém (que pediu ao Tribunal Constituicional o corte destes rendimentos, mas que aufere 2372 euros); a antiga presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, com uma subenvenção de 3432 euros; o ex-secretário geral do PCP Carlos Carvalhas, com 2.819 euros, entre outros.

Para conferir a lista por completo, basta aceder ao site da Caixa Geral de Aposentações, selecionar a pasta ‘Documentos’ e carregar na opção ‘Lista SMV’. O sistema fará um download direto para o seu computador, com a lista de todos aqueles que têm direito a subvenções vitalícias.

Uma revelação que ainda vai fazer correr muita tinta.