Atualidade

Descontos nas portagens começam hoje

O Governo decidiu, através de uma portaria datada de 20 de julho, descer o preço das portagens de cinco autoestradas portuguesas. A medida entrou em vigor esta segunda-feira, 1 de agosto, e embora não vise o fim das cobranças, deixa os bolsos dos contribuintes mais cheios em quase 15%.

Localizadas maioritariamente no interior do país e região do Algarve, as cinco vias que vão ter descontos são a A4, A22, A23, A24 e A25, todas antigas SCUT, ou seja, que não tinham cobrança aos utilizadores antes das medidas de austeridade aplicadas em 2011.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas fez saber que a medida custará aos cofres do Estado cerca de 13,6 milhões de euros por ano. Mas repercute-se – para o bem – no bolso dos contribuintes.

Quem mais poupa é quem percorre a A23 de ponta a ponta. Entre Torres Novas e a Guarda, poupam-se 2,45 euros, mais 40 cêntimos do que quem viaja de Albergaria-a-Velha a Vilar Formoso pela A25. Na A24 (Viseu-Chaves) a poupança é de 1,85 euros. Já na A22 (Lagos-Vila Real de Santo António) fica-se pelos 1,50 euros.

O desconto mais baixo (0,20 euros) é aplicado a quem percorrer o troço da A4 que liga Amarante a Quintanilha.