Saúde & bem-estar

Consumo de ómega-3 reduz risco de problemas de visão em diabéticos

O consumo de alimentos ricos em ómega-3 pode ser o segredo para evitar o aparecimento de problemas de visão associados à diabetes. A conclusão é de um estudo publicado na revista JAMA Ophthalmology.

A investigação, levada a cabo por um conjunto de universidades de Espanha, recorreu à análise de 3,500 pessoas com diabetes tipo 2 que seguiram, ao longo de seis anos, a dieta mediterrânea.

Os participantes que consumiram, pelo menos, 500 miligramas de ácidos gordos ómega-3 por dia apresentavam um risco significativamente menor de retinopatia diabética, uma complicação que pode levar a problemas de visão graves ou até mesmo à cegueira, como se lê na Time.

Para os investigadores, o real poder do ómega-3 na luta contra as complicações visuais da diabetes pode dever-se ao seu poder anti-inflamatório, contudo, o facto da dieta mediterrânea ser já por si saudável pode também ser um motivo a ter em conta, sendo, por isso, necessário levar o estudo a outros países onde esta alimentação não é seguida.

Esta não é, porém, a primeira vez que a ciência descobre que os ácidos gordos ómega-3 (encontrados em peixes gordos) são benéficos para a saúde. Um estudo realizado este verão e publicado na JAMA Internal Medicine vem revelar que o consumo frequente de alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como os frutos secos, o salmão e algumas sementes, reduz o risco de morte por ataque de coração.