Atualidade

Comité americano pede desculpa por mentira de atletas olímpicos

O Comité Olímpico dos Estados Unidos pediu desculpa “aos anfitriões e a todo o povo brasileiro” pelo comportamento dos quatro elementos da equipa americana admitindo que os mesmos mentiram sobre um assalto no Rio de Janeiro. “O comportamento destes atletas não é aceitável, nem representa os valores do Team USA”, disse Scott Blackmun, director-executivo do USOC, num comunicado publicado nesta quinta-feira à noite e que refere os nadadores Gunnar Bentz, Jack Conger, Ryan Lochte e James Feigen como protagonistas do incidente.

Entretanto, o Comité norte-americano afirmou ainda que irá avaliar “potenciais consequências” para os atletas após o Rio2016, que termina este domingo.

Já os responsáveis internacionais dos Jogos Olímpicos ainda não se pronunciaram sobre o sucedido.

Recorde-se que a polícia brasileira já tinha informado, na passada quinta-feira, que não havia indícios de assalto como os nadadores haviam dito e, graças à ambiguidades das declarações, tudo apontava para que os atletas estivessem a mentir, proibindo-os de sair do Brasil até apurar o que de facto tinha acontecido. Ordens que não foram acatadas pelos mesmos.

Nas redes sociais a revolta traduziu-se em comentários insultuosos. Ryan Lochte foi o principal atingido depois de uma publicação onde dava conta do suposto roubo que foi afinal uma noite de “copos” que acabou mal.

Imagens de vigilância que mostram os atletas a chegar de táxi à aldeia olímpica
Imagens de vigilância que mostram os atletas a chegar de táxi à aldeia olímpica