Atualidade

Campeões olímpicos gay deixam internet ao rubro

#GaysNoMerecenMedallas. É esta a hashtag, criada na sexta-feira, 12, que está a provocar polémica no Twitter. Além de se desconhecer o autor, surgiu pouco depois da vitória de alguns atletas homossexuais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Rafaela Silva, a primeira judoca a arrecadar a medalha de ouro olímpica pelo Brasil, assumiu há dois dias a namorada Thamara Cezar, antiga atleta de Judo. A campeã, que veio da favela Cidade de Deus, já tinha sofrido de racismo na edição anterior em Londres. Agora é vítima de homofobia.

Thamara Cezar e a namorada Rafaela Silva

Também o saltador britânico Thomas Daley, de 22 anos, especialista em saltos da plataforma de 10 metros, conquistou a medalha no Rio de Janeiro ao lado do noivo Dustin Lance Black, argumentista do filme ‘Milk’, vencedor de um Óscar. A fotografia de Thomas, com o companheiro de equipa Dan Goodfellow, também segue acompanhada da hashtag polémica.

Tom Daley e Dan Goodfellow

A internet ficou ao rubro com a existência desta hashtag – que acabou por desaparecer do top – e várias foram as pessoas que saíram em defesa dos atletas.

“Os gays merecem é um prémio muito maior por aguentar ler tanta bosta de gentinha acéfala e retrógrada! #GaysNoMerecenMedallas”, disse a atriz brasileira Luana Piovani.

“Merecemos muito mais do que medalhas. Merecemos o melhor prémio do mundo por sobreviver todos os dias ao preconceito”, escreveu um anónimo. “Chega! Não aguento mais esse preconceito nojento contra gays, lésbicas, negros e etc”, tweetou outra.