Atualidade

Calor volta a colocar Madeira sob ‘Aviso Amarelo’

As costas Norte e Sul da ilha da Madeira e o Porto Santo encontram-se esta quarta-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a informação disponibilizada no site do IPMA, o ‘Aviso Amarelo’ vigora entre as 22h47 de terça-feira e as 19h00 de hoje. O ‘Aviso Amarelo’ é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o instituto prevê céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado por nuvens altas, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira da região centro.

O vento será em geral fraco do quadrante norte, rodando temporariamente para sudoeste no sotavento algarvio e soprando moderado a forte de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, com rajadas até 65km/h, em especial durante a tarde.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado no sul da ilha, aguaceiros no final do dia no norte, enquanto o vento será moderado de nordeste, sendo moderado a forte nas terras altas, em especial a partir da tarde.

Já nos Açores, para o conjunto das nove ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, além de aguaceiros fracos na madrugada.

Segundo o IPMA as temperaturas máximas vão hoje atingir os 35 graus Celsius em Castelo Branco; os 34 em Évora; 33 em Braga e Beja; 32 em Portalegre e Guarda; 31 em Vila Real e Santarém; 29 em Faro; 28 em Lisboa e Santa Cruz; 27 em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Funchal e 26 no Porto.