Cultura

Aura Festival traz luz e cor à noite de Sintra

Verão é tempo de férias e festa e o Aura Festival (Festival da Luz) é mais uma prova disso. A decorrer na vila de Sintra entre os dias 18 e 21 de agosto, “sob o tema ‘Histórias da Noite’”, o evento – que tem este ano a sua segunda edição – pretende promover a “convivência social no espaço público”, num evento nocturno, de entrada livre, dedicado à experimentação da noite e da memória através das artes da luz.

“Através de um percurso pedonal (do MU.SA ao Palácio Nacional)”, todos os que por ali passarem vão poder ter uma “experiência de imersão na paisagem noturna da vila e fruição poética da iluminação artística nos meandros misteriosos de Sintra”.

Na programação pode encontrar várias atividades artísticas, socioculturais, tecnológicas e científicas, “bem como animação do espaço público noturno através de criações de artistas portugueses e estrangeiros”, com destaque para as participações de: Oskar&Gaspar (PT), vídeo mappingna fachada do Palácio Nacional; Pedro Palma (PT), instalação de vidro e luz na Fonte Mourisca (Volta do Duche); Luís Patrício (PT), instalação na zona pedonal da Av. Heliodoro Salgado; Rethorica Studio (PT), instalações de luz no Vale do Rio do Porto e no Miradouro da Correnteza; Luísa Alvarez (ESP), esculturas de luz nos Paços do Concelho, e Toolbox (PT), uma performance de circo e luz ao longo do percurso. Durante as noites do festival é possível participar em workshops do Centro de Ciência Viva de Sintra e da Rede de Participação Juvenil de Sintra. Estará também patente ao público uma exposição de vários trabalhos de artistas que exploram o encontro entre o vidro e a luz. Concebida para as salas da antiga biblioteca do Palazzo Loredan, em Veneza, esta mostra de trabalhos irá ocupar o primeiro andar do nº 36 do Largo Afonso de Albuquerque.

Complementarmente à fruição artística, a população é convidada a assistir a documentários (Cartografias Emocionais) sobre Sintra, as histórias e as vivências dos actuais e antigos residentes da vila. Na primeira edição dedicámos a Cartografia Emocional I à zona pedonal da Av. Heliodoro Salgado, este ano iremos apresentar a Cartografia Emocional II, que será dedicada à Correnteza e à rua Dr. Alfredo da Costa.