Atualidade

Atleta polaco vai leiloar a medalha de prata para ajudar menino com cancro

Piotr Malachowski é um atleta polaco que ganhou a medalha de prata no lançamento do disco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para os portugueses, em particular, pode não ser facilmente reconhecido mas no seu país é muito admirado.

O atleta vai leiloar a medalha olímpica para ajudar um menino com cancro. O dinheiro angariado vai servir para pagar o tratamento de Olek, que sofre de retinoblastoma, um tipo de cancro na retina dos olhos que afeta, na maioria, crianças com idade inferior a cinco anos.

“Ajudar o Olek será muito melhor do que conquistar um lugar no pódio”, garantiu Piotr numa mensagem que escreveu no Facebook.

Piotr Malachowski

“O destino deu-me a oportunidade de aumentar o valor da minha prata. A única hipótese de tratamento de Olek é em Nova Iorque. Eu decidi ajudar e leiloar a medalha que ganhei no Rio de Janeiro. O valor da maior oferta será integralmente doado para o tratamento dele”, esclareceu.

“Eu peço para que as pessoas me ajudem a fazer acontecer esse leilão. Podem enviar mensagens ou qualquer outro tipo de ajuda. Vamos auxiliar os pais e a família”, pediu.

O leilão está a decorrer neste site.

Conheça aqui o menino e a medalha de prata a ser leiloada: