Lifestyle

Airbus quer desenvolver táxis voadores

Parece o cenário de um filme futurista mas está cada vez mais perto de ser realidade. Pelo menos é essa a intenção da empresa francesa, líder mundial na fabricação de aviões comerciais, Airbus.

A Airbus quer criar uma rede de táxis aéreos sem condutor. Para isso já lançou o projeto Vahana, cujo objetivo é ser a solução para as necessidades de mobilidade das cidades do futuro. A empresa antevê que o aumento da população vai tornar os centros urbanos cada vez mais caóticos.

Estes veículos voadores vão ser feitos para poder transportar passageiros e mercadorias. O aspeto do táxi, que já está desenhado, assemelha-se a drones gigantes propulsionados por quatro hélices.

Pormenor do táxi voador da Airbus
Pormenor do táxi voador da Airbus

A tecnologia para transformar este projeto em realidade já existe, diz a Airbus. Só falta desenvolver a tecnologia de gestão do controlo de tráfego aéreo que garanta corredores de circulação ordenados e evite a possibilidade de colisões.

“É necessária tecnologia fiável para evitar objetos, que já existe na área automóvel mas não na aviação”, diz o engenheiro Rodin Lyasoff, responsável pelo projecto, em nota publicada no site da Airbus.

Se o projeto for bem sucedido, já há um país interessado. Singapura será o primeiro a oferecer o serviço ‘CityAirbus’.

O custo será o mesmo que um táxi normal. O funcionamento assemelha-se mais com a Uber.

Segundo alguns estudos, esta tecnologia poderá retirar da estrada 90% dos carros.