Saúde & bem-estar

Acupuntura pode ajudar a preservar a memória

Uma investigação da Universidade Wuhan, na China, revela que a acupuntura pode ser benéfica para preservar a memória em pessoas com um declínio cognitivo leve já diagnosticado – condição que se carateriza pela perda de memória, mas que não compromete o bem-estar da pessoa nem a sua capacidade em executar as tarefas do dia-a-dia.

Publicado na BMJ Acupuncture, o estudo teve por base a análise a 568 pessoas com um ligeiro declínio cognitivo. Um dos grupos de participantes foi convidado a fazer acupuntura três vezes por semana durante dois meses, enquanto outro teve apenas que tomar um fármaco destinado à preservação da memória. O terceiro grupo combinou a terapia não convencional com a convencional, ou seja, a acupuntura com a toma de medicamentos.

Conta o site Medscape que esta terapia médica não convencional foi capaz de melhorar a performance dos participantes quando estes realizaram testes cognitivos, acabando por ter uma pontuação 10% maior quando comparados os resultados dos testes feitos antes do estudo. Contudo, a investigação diz que a preservação da memória e do sistema cognitivo é ainda maior quando a acupuntura é combinada com a toma de fármacos convencionais.