Atualidade

Vinte e três concelhos em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira (Guarda), Cinfães, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul e Tarouca (Viseu).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O instituto prevê para esta terça-feira, 26, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã e para o final do dia.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, tornando-se moderado de noroeste no litoral oeste a partir do final da manhã, sendo por vezes forte a sul do Cabo Carvoeiro, com rajadas até 60 quilómetros por hora, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve, sendo moderado nas terras altas.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso e descida da temperatura máxima no litoral oeste, que será acentuada em alguns locais do norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas, e pequena subida de temperatura.

Nos Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento nordeste fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 21 e 32 graus Celsius, no Porto entre 17 e 28, em Braga entre 17 e 37, em Vila Real entre 19 e 36, em Viseu entre 20 e 35, em Bragança entre 17 e 35, na Guarda entre 20 e 33, em Coimbra entre 16 e 32, em Castelo Branco entre 23 e 39, em Portalegre entre 25 e 37, em Santarém entre 19 e 35, em Évora e Beja entre 20 e 40, em Faro entre 24 e 34, no Funchal entre 22 e 29, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26 e na Horta entre 21 e 26.