Cultura

Trabalhadores do lixo fazem música em Lisboa

Os trabalhadores da limpeza urbana da freguesia de Arroios, em Lisboa, transformaram os utensílios de trabalho em instrumentos musicais, constituindo um grupo musical que se faz ouvir, em alto som, ao rufar nos contentores do lixo.

O Grupo de Limpeza Urbana Musical (GLUM) – Arroiada pretende provar que “é possível fazer música com coisas que não são instrumentos” e que “as pessoas mais improváveis podem-se revelar os mais extraordinários artistas”, explicou o diretor artístico do projeto, Pedro Calado.

Ao longo de dois meses, os 14 trabalhadores da limpeza urbana ensaiaram afincadamente os diferentes ritmos musicais e os passos que compõem a coreografia, com o objetivo de estrearem no festival Intendente em Festa, este sábado (16), às 21h30, no largo deste bairro lisboeta.

A coordenar o grupo musical nos ensaios, Pedro Calado considera “inspirador” o trabalho desenvolvido com o pessoal da limpeza urbana, explicando que é necessária “muita imaginação” e saber motivar os mais recentes “artistas musicais”.

“O simples facto de haver alguém que se lembrou deles e que se lembrou que eles podiam fazer mais qualquer coisa que não varrer as ruas para eles já foi lisonjeante”, realçou o diretor artístico, acrescentando que os trabalhadores da limpeza urbana são “muito apaixonados” pela profissão que têm.

Pedro Calado conta ainda que os trabalhadores têm gostado de participar no projeto: “Largarem a vassoura ao fim do dia e pegarem num pau e utilizarem mais ou menos os mesmos utensílios que usam no dia-a-dia, mas de uma forma radicalmente diferente”.

Habituado a conduzir o camião do lixo, Rogério Silva foi “um dos primeiros a dizer que sim” ao desafio de formar um grupo musical, pelo que agora faz música com os contentores.

“Isto é uma brincadeira que nós estamos a levar muito a sério”, garante o funcionário da limpeza urbana da freguesia lisboeta de Arroios, referindo que o grupo GLUM – Arroiada está “praticamente a 100%” para a estreia de sábado, apesar da ansiedade e do nervosismo.

Rogério Silva assume que tem sido “um pouco doloroso” os ensaios semanais ao final de um dia de trabalho nas limpezas, mas acredita que tem compensado o esforço.

Há 12 anos a trabalhar na higiene urbana da freguesia de Arroios, Ilda Sequeira confessa que achou “um bocadinho estranho” o convite para participar num grupo musical, mas depois começou a ir aos ensaios e acabou por gostar da iniciativa.

“Não tínhamos experiência nenhuma, mas acho que está a correr muito bem. Acho que todo o grupo está a gostar disto”, afirmou a trabalhadora, explicando que o grupo musical tem ajudado a fortalecer a relação entre os trabalhadores.

Promovido pela cooperativa cultura LARGO, sediada na freguesia lisboeta de Arroios, o projeto artístico GLUM – Arroiada é inspirado no grupo musical britânico ‘Stomp’, que faz música com instrumentos não convencionais.

De acordo com a diretora do LARGO, Marta Silva, o projeto GLUM quer dar visibilidade aos funcionários da limpeza urbana, que têm um “dos trabalhos mais duros” e que “muitas vezes é invisível”, assim como fazer sensibilização ecológica.

Para a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, “o importante é dar-se a conhecer as pessoas que trabalham na higiene urbana, que trabalham todos os dias na varredura e na lavagem das ruas”, defendendo que a população tem que ter mais respeito e mais atenção com a forma como tratam as ruas de Lisboa.

Depois da primeira edição do GLUM na freguesia de Arroios, a cooperativa LARGO pretende alargar o projeto às demais freguesias de Lisboa, deforma a que Lisboa seja reconhecida como “a cidade musicalmente mais limpa”.