Saúde & bem-estar

Tinta das tatuagens pode aumentar risco de cancro

A Agência Europeia de Químicos (ECHA, na sigla em inglês), afirma que a tinta usada nas tatuagens é “potencialmente tóxica” e que esta poderá aumentar o risco de desenvolver cancro, com particular destaque para as cores vermelhas, “as mais perigosas”, sendo que as tintas azul, verde e preta também são arriscadas.

A entidade avisa que estas tintas pode provocar problemas de pele, incluindo reações alérgicas e comichão. Sintomas que podem dura anos e que aumentam o risco de cancro.

Como reporta o ‘Daily Mail’, o relatório da agência indica que a toxicidade das tintas usadas para fazer tatuagens podem ainda afetar a fertilidade e até o desenvolvimento do bebé nas mulheres.

Em breve, a ECHA irá publicar uma lista dos químicos mais usados nestes compostos e investigar se devem ser banidos da União Europeia.

“As maiores preocupações são as alergias provocadas pelas substâncias presentes nas tintas e possíveis efeitos tóxicos cancerígenos, mutagénicos ou reprodutivos”, disse a agência.

Sendo que quando um químico é mutagénico, significa que pode alterar as células do ADN, levando a mais mutações que podem originar um cancro.

Um alerta a ter em conta num momento em que as tatuagens são cada vez mais uma prática comum.