Atualidade

Susana Torres, a mulher que fez de Éder campeão

“Foi um golo trabalhado desde o primeiro minuto do Europeu. Quero dedicar o golo à Susana Torres, a minha ‘coach de alta performance'”. Foi assim que no final do jogo entre Portugal e França, Éder, responsável pelo golo da vitória, deu a conhecer ao mundo a existência de Susana.

Mas afinal quem é esta mulher que “entrou” na cabeça do jogador e fez dele um campeão?

Éder é, desde criança, um exemplo de luta e superação. Cresceu em Coimbra num lar de acolhimento onde fez do futebol o seu escape.

Descoberto pelas suas qualidades no que toca a marcar golos, foi na Académica que começou a dar nas vistas enquanto jogador de futebol profissional.

Seguiu-se o Sporting de Braga, o Swansea e o Lille. No meio do caminho, lesões e falta de motivação levaram-no até Susana.

“Tudo aconteceu por acaso e com um jogador de futebol. Este jogador, que na altura colocava em causa a sua carreira desportiva, comentou comigo o seu sonho de criança e acabámos por lançar um desafio um ao outro: ele transformava o seu sonho num objetivo a seis meses, e eu dar-lhe-ia todas as ferramentas que possuía para o ajudar a conquistar esse objetivo”, explicou Susana Torres ao ‘The Miracle Coach’.

Por essa altura, a ‘mental coach’ abraçava uma carreira na área da banca.

Depois de “seis meses de trabalho intensivo e, no fim, o jogador rumou a uma das ligas mais exigentes do mundo.” O jogador é Éder, pois claro.

Mas a história dos dois não fica por aqui.

13645172_10205648547928043_8678759489283509316_n

Quando foi apontado como um dos 23 jogadores escolhidos por Fernando Santos para integrar a equipa das quinas, a decisão do mister não reuniu consenso.

Éder nunca foi um bem amado, tanto que durante todo o campeonato o seu nome pouco foi pronunciado, até chegar a grande final, onde o trabalho que a ‘mental coach’ fez com o camisola número 9 da seleção deu os seus frutos.

“Trabalho com um atleta que um dia me disse que ‘as pessoas podem desistir de mim, mas há uma que eu sei que nunca vai desistir… Eu próprio’!”, referiu Susana crente que o ‘herói improvável’ aprendeu a “lidar com a adversidade, frustração, desmotivação, ausência de resultados”, conseguindo assim “manter-se firme naquilo em que acredita e nos seus objetivos”.

Apoio incondicional de Éder, Susana Torres fez questão de marcar presença nos jogos decisivos do Euro 2016 e, na final, levantou a taça ao lado do seu pupilo.

No ar fica a possibilidade da história do jogador ser contada em livro, brevemente.