Atualidade

Renato Sanches surge blindado perante o lado mais obscuro da “RenatoMania”

O internacional português, de apenas 18 anos, trocou recentemente o Benfica pelo Bayern Munique, numa operação que poderá fazer entrar nos cofres da Luz qualquer coisa como 80 milhões de euros. Como se isso não bastasse, tem sido um dos jogadores portugueses em maior destaque neste Campeonato da Europa que decorre em França, instalando, assim, a “RenatoMania”.

Renato Sanches é o homem de quem se fala. O menino da Musgueira tornou-se no jogador-sensação deste Euro2016 e um dos mais falados entre todos aqueles que disputaram esta prova da UEFA. Todavia, essa elevada exposição mediática também tem o seu lado mais obscuro e o médio vai aprendendo a lidar com isso.

Apesar de integrar uma seleção que reúne grandes craques mundiais, como são os casos de Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Pepe ou ainda Nani, o ex-jogador do Benfica conquistou por mérito próprio o foco das atenções, “chamando” à concentração da Seleção Nacional várias das publicações estrangeiras.

Ainda no lançamento das meias-finais do Euro2016, fase em que Portugal entra hoje, dia 6 de julho, em cena, frente ao País de Gales, Renato Sanches dominou alguns dos jornais desportivos mais conceituados do Velho Continente, fazendo correr rios de tinta em forma de elogios.

Renato Sanches

Os espanhóis da “Marca”, por exemplo, destacaram o “miúdo de 18 anos que ganhou a titularidade numa das quatro melhores seleções da Europa”, enquanto os italianos da “La Gazzetta dello Sport” o rotularam como “Baby Sanches” e garantiram que, cada vez que joga, “faz brilhar os olhos de Carlo Ancelotti”, treinador transalpino que o vai comandar no Bayern Munique.

No entanto, o experiente Cristiano Ronaldo que o diga!, tanta exposição mediática também deixa o jogador refém das críticas e elas têm surgido dos mais variados quadrantes.

Ainda ontem, Renato Sanches esteve nas bocas do Mundo, depois de o treinador francês, de 77 anos, Guy Roux ter questionado a sua idade: “Diz que tem 18 anos, mas acredito que tenha 23 ou 24.”

Foram palavras que correram o mundo, deixando o médio envolto numa nova polémica. Por outro lado, Renato Sanches pôde constatar que, quem o rodeia, está disposto a blindá-lo a ataques como esse.

O selecionador nacional, por exemplo, saiu logo em sua defesa. “Mas toda a gente conhece o Renato Sanches? Nasceu em Portugal, foi registado há 18 anos, tal como eu nasci em Portugal e fui registado há 61”, atirou Fernando Santos, em conferência de imprensa.

Não foi um caso isolado, uma vez que, antes disso, já uma série de figuras ligadas ao futebol, portuguesas e estrangeiras, tinham mostrado repúdio por essas infundadas declarações de Guy Roux.

Pela parte que lhe toca, Renato Sanchez admite processar judicialmente o treinador francês, mas agora cabe-lhe apenas fazer a sua própria defesa nas quatro linhas de jogo, esta noite (20 horas), frente ao País de Gales. Assim Fernando Santos lhe conceda os minutos de jogo necessários para esse efeito…

13332789_1687368824835472_6946674862330508946_n