Cultura

“Open House” abre ao público edifícios de referência no fim de semana

A quinta edição do Open House Lisboa vai decorrer no fim de semana (2 e 3 de julho), com a abertura ao público de 73 locais de referência da arquitetura da capital e a realização de atividades paralelas para famílias, segundo a organização.

Desde 2012 a decorrer durante o outono em Lisboa, a iniciativa acontece este ano no verão, segundo a Trienal de Arquitetura de Lisboa, para alargar os horários das visitas, que vão decorrer entre as 9h30 e as 22h30.

Além dos roteiros temáticos pré-definidos, o evento, destinado à descoberta de espaços habitualmente vedados ao público, vai envolver ainda uma dezena de atividades no Open House Júnior, estando o programa disponível em www.openhouselisboa.com .

Do Open House Júnior fazem parte diferentes atividades lúdico-pedagógicas como a ‘visita-oficina’ “Projetar, Construir, Habitar”, na Garagem Sul do CCB, a ‘visita-atelier’ “Da Pedra ao Papel”, que acontece no Convento das Bernardas, ou o workshop “Como Veem as Gaivotas a Cidade de Lisboa?”, promovido no Palácio Alverca, pela Archikidz.

Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios e alguns espaços habitualmente fechados ao público, são abertos durante o Open House, alguns deles de forma excecional, para as visitas livres ou guiadas por especialistas, num total de 73 espaços, a maioria uma estreia absoluta na iniciativa.

Dos diversos pontos elevados que oferecem uma visão panorâmica sobre cidade – a partir de 7 terraços seleccionados – aos edifícios que simbolizam as principais entradas em Lisboa – como o Farol do Bugio, o aeroporto Humberto Delgado ou o Arco da Rua Augusta – poder-se-ão percorrer vários séculos da história da capital.

No ano passado, registou-se, segundo a organização, o maior número de participantes, com 17.747 visitantes nos 70 espaços propostos.

A iniciativa foi lançada em Londres, em 1992, pela arquiteta e curadora britânica Victoria Thornton, e já passou por cidades como Oslo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, Praga e Buenos Aires.