Atualidade

Mulher de Adrien defende-se do rótulo de ‘mulher de futebolista’

Casada há pouco mais de uma semana com o jogador do Sporting, Margarida Neuphart usou a sua página no Facebook para desabafar sobre as recorrentes críticas às mulheres dos futebolistas.

Farta do estereótipo criado em torno das ‘WAGS’ – abreviatura de “wives and girlfriends” (mulheres e namoradas) de atletas de alta competição – a antiga bailarina mostrou o seu desagrado face a tão delicado assunto.

Ciente da polémica que poderá levantar, Margarida sublinha que “como mulher e mãe” não pode deixar de se defender.

Depois de cinco anos “neste mundo” – o do futebol – a mulher do campeão europeu Adrien lamenta que nos dias que correm ainda exista “um estereótipo em volta da vida de um jogador de futebol e consequentemente da(S) sua(s) mulher(es)” e confessa já ter sofrido com esse complexo.

“Já reflecti muito sobre isto principalmente porque já sofri com muitos episódios relacionados com este estereótipo. Mas hoje quero dar a minha visão deste lado… Ser ‘mulher de jogador de futebol’ é igual a ser mulher de um médico, um empresário, um arquitecto, um empregado de balcão, hoteleiro, fisioterapeuta…. Quando me perguntam como e ser mulher do Adrien, respondo sempre que é igual a ser mulher do João do Antonio ou do manel, com a diferença que sim o Adrien é uma figura pública e consequentemente a nossa vida está mais exposta. Mas isso não tem que ser uma coisa má…. Para mim o que é mau e o estereótipo que principalmente vocês ‘minhas amigas’ criaram sozinhas'”, começa por escrever a jovem.

Margarida Neuphart continua questionando o “porquê de tanta vontade de conhecer um jogador de futebol?”, dando de seguida a conclusão: “Se forem fãs.. Compreendo com toda a amabilidade, também tenho os meus ídolos e não sei o que faria se os visse por perto. agora, se nem sequer sabem o que é um fora de jogo, não percebo o interesse obsessivo, que vos faz fazer de tudo, que vos transforma em mulheres vulgares, que vos faz descer de nível a todo o custo, mesmo quando vêem de boas famílias e com certeza não foi essa a educação que vos chegou de casa, e que não vêem meios para atingir fins”.

A recém-casada acrescenta que ser mulher de um futebolista “não é um mar de rosas”, e é “muito difícil até” e alerta para as cedências que teve de fazer em prol da carreira do marido: “Será que vocês estão dispostas a abdicar das vossas famílias para acompanhar a vossa nova família para qualquer parte do mundo? será que vocês estão dispostas a abdicar dos vossos sonhos e estudos(se é que os teem ) para cuidar do sonho e trabalho dos respectivos? Será que vocês querem passar horas sozinhas em países com uma língua diferente e sem um ombro amigo por perto onde desabafar? Será que vocês são fortes mentalmente o suficiente para aguentarem um barco quando ele precisa realmente de vocês como marinheiras? Será que vocês querem sentir dor mesmo quando não são vocês que estão lesionadas? Minhas queridas… Aqui, ou se ama incondicionalmente ou não vale a pena”.

No final, Neuphart deixa um conselho: “Como mulher, e como mãe….. Sejam SENHORAS. Comportem se como SENHORAS, e lembrem se sempre…. Deste lado também há senhoras”.

A publicação na rede social tornou-se viral em pouco tempo face às várias partilhas de que foi alvo, e recebeu ainda dezenas de comentários aplaudindo a postura da jovem. Até agora é desconhecido o motivo para tal atitude.