Televisão

MasterChef Júnior: Kiko e Pedro Jorge dizem adeus à competição

A poucas semanas da grande final do primeiro MasterChef Júnior, os desafios não poderiam estar mais renhida.

Na semana passada, a Ana Rocha e o João Francisco despediram-se da competição, deixando apenas 6 mini chefes na luta pelo troféu do concurso da TVI.

Esta semana, o ‘Top 6’ embarcou numa viagem inesquecível! Na primeira prova, os aspirantes entraram num aeroporto onde tudo foi pensado ao pormenor.

O objetivo era ‘simples’. Através dos seus cozinhados, os concorrentes tiveram de dar a volta ao mundo elaborando pratos de diferentes lugares do globo, como do Médio Oriente, América do Sul e África.

Pela passadeira rolante entraram as diferentes malas, cada uma delas correspondente a um destino, cheias de diferentes iguarias para que conseguissem preparar os pratos, lembrando a gastronomia de cada região.

Depois do ‘leilão das malas’, e distribuídos os afazeres – João Mata arrebatou o Oriente, Tomás ficou com África, Kiko com o México, a Rosarinho calhou a Índia, Maria conseguiu a América do Sul e, por fim, Pedro Jorge ficou com a do Médio Oriente já mais ninguém quis esta região -, a criançada deitou mãos à obra.

Terminada a prova, os jurados avaliam todos os pratos. No início desta nona semana de competição, quem levou a pontuação máxima de seis pontos foi o Tomás, já o Pedro Jorge não impressionou e conseguiu apenas dois pontos. Também Kiko acabou por defraudar as expectativas dos jurados que lhe atribuíram apenas um ponto.

13754158_1776185715955991_3863783401144377281_n

As emoções da penúltima semana de competição não ficaram por aqui e na segunda prova os mini-chefs contaram com a ajuda dos familiares que mais os inspiram:os seus avós! Juntos pepararam um prato principal e uma sobremesa capaz de despertar o carinho e as memórias das suas vivências em comum.

O Pedro Jorge fez dupla com o seu Avô Zé e prepararam uma Caldeirada de Peixe e um Bolo Montado com Gelatina de Morango. A Avó Celeste juntou-se ao João Mata e cozinharam Ensopado de Borrego e Bolo de Chocolate com Chantilly e Framboesa. A Rosarinho cozinhou com a sua querida Avó Carmen. Juntas apresentaram Perdiz com Creme de Batata Gratinado com Ovo Poché, e para Sobremesa, um Bolo de Chocolate com Gelatina de Morango. A Maria juntou-se ao Avô Acácio e prepararam a tradicional Paella e ainda um Bolo de Leite com Natas e Calda de Ananás. A Avó Zulmira não faltou à chamada e com o neto Kiko tratou de preparar Cabrito Assado no Forno com Bacon, Cogumelos Salteados e Castanha frita. Para sobremesa, a dupla propôs um Bolo de Chocolate e Amêndoa com Gelatina. Por último, Tomás e Avó Júlia fizeram Arroz de Marisco e Bolo de Laranja com Gelatina de Laranja.

Avaliadas as iguarias, os aspirantes avançaram para a última prova da noite que, uma vez mais, os levou a outras paragens. O Chef Paulo Morais apresentou à cozinha do MasterChef os sabores do Oriente através do Sushi.

Por equipas, os meninos tiveram de mostrar do que eram capazes. O Kiko, o Pedro Jorge e a Rosarinho formaram a Equipa Azul, enquanto que a Equipa Vermelha foi composta pelo João Mata, Tomás e Maria.

Depois de uma prova bastante renhida, os jurados e o chef Convidado provaram as criações de ambas as equipas e, desta vez, a Equipa Vermelha saiu vencedora. A Maria, o João Mata e o Tomás receberam seis pontos, e os da Equipa Azul, receberam apenas três pontos.

Feitas as contas, os aspirantes com menor pontuação foram o Kiko e o Pedro Jorge que, assim, tiveram de abandonar a competição. A Maria, a Rosarinho, o João Mata e o Tomás garantiram um lugar na grande Final e um deles será o primeiro MasterChef Júnior de Portugal! Veja o vídeo da eliminação: