Televisão

José Mata regressa à SIC na pele de um “malandro com pinta”

No último ano José Mata, de 30 anos, tem estado em destaque na representação nacional.

Seja no cinema ou em novela, o ator mostra todo o seu talento em papéis que o põem à prova.

Depois de uma estreia polémica em cinema, no filme de António Pedro Vasconcelos ‘Amor Impossível’ que lhe valeu o reconhecimento de Melhor Ator para a Sociedade Portuguesa de Autores, e da participação na série da RTP ‘Aqui tão Longe’, José Mata regressa à estação de Carnaxide para dar vida a um vilão.

‘Lobo’ é a alcunha de Paulo Costa, a sua personagem em ‘Amor Maior’ (com estreia prevista para setembro), “um bandido da pior espécie”.

“Ele é chefe de um gang de tráfico internacional de arte sacra”, começa por adiantar o ator que abraçou este “bombom” que lhe foi proposto pela produtora SP com entusiasmo.

“Sem escrúpulos”, Lobo é, no entanto, um “malandro com pinta” que, a dada altura, se irá cruzar com Clara (personagem de Sara Matos). No ar fica um possível envolvimento entre os dois.

Na pele do seu primeiro vilão na ficção nacional, José Mata não poderia estar mais feliz com o percurso realizado. “Estou há dois anos a trabalhar sem parar e têm sido tempos muito bons”, justifica.

Com muitas cenas de ação, o ator garante que ainda não tem quaisquer mazelas. “A verdade é que o ‘Lobo’ dá mais do que leva”, afirma em tom de brincadeira.

A gravar há pouco mais de um mês, Mata não descura o seu lado pessoal e garante que “há sempre tempo para tudo”. À margem da sua crescente popularidade, procura aproveitar o tempo livre, maioritariamente “aos fins de semana”, para dar atenção à família, amigos, e claro, à namorada, Rita Duarte, que se tem revelado um dos grandes apoios do ator nesta fase de ascensão.