Cultura

Investigação dos ‘Panama Papers’ vai dar um filme

A maior fuga de informação da história do jornalismo vai passar ao cinema. A investigação dos ‘Panama Papers’ vai ser reproduzida em filme e o produtor é Steven Soderbergh, o mesmo que realizou ‘Traffic’ que lhe valeu um Óscar.

O filme ainda não tem nome e vai ser baseado no livro ‘The Secrecy World’, escrito pelo jornalista norte-americano e vencedor de um Pulitzer Jake Bernstein. A obra só tem lançamento previsto para setembro de 2017, mas Steven Soderbergh já trabalha de perto com o autor.

O caso partiu de uma fonte anónima e foi aprofundado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, composto por 376 profissionais. A investigação revelou uma lista de mais de 214 mil empresas que foram criadas em ‘offshores’ e paraísos fiscais por todo o mundo.

Os Papéis do Panamá (Panama Papers) deve o seu nome ao facto de 11,5 milhões de documentos ligados à atividade da empresa Mossack Fonseca, daquele país da América Central, terem sido roubados. O escândalo foi ainda maior quando se descobriu que a lista incluía nomes como o presidente russo Vladimir Putin, o presidente da UEFA Michel Platini, e até elementos da realeza saudita e espanhola.