Atualidade

Imagens fortes! Esforço de bebé para sair do ventre da mãe

Numa altura em que a cesariana dita ‘natural’ está em discussão um pouco por todo o mundo, surgiu um vídeo nas redes sociais capaz de emocionar os mais céticos.

A prática da cesariana em si já é bastante polémica, com vários médicos a apresentarem restrições a esse tipo de parto. Com esta nova abordagem, as coisas tornam-se ainda mais sérias ainda que a cesariana natural não difira muito da normal.

O corte é feito na barriga da mesma maneira e é a partir daí que tudo muda. Ao invés de ‘puxar’ o bebé para fora da barriga da mãe, os médicos dão apenas uma ajuda e é a criança que tem ‘a missão’ de sair sozinho.

O objetivo dos médicos que são adeptos dessa prática é fazer com que o bebé saia de forma mais similar ao parto natural.

Para a difundir, um vídeo, já viral, foi colocado no Facebook e visto por mais de 2 milhões de pessoas e partilhado mais de 17 mil vezes.

Divulgadas pela britânica Sophie Messager, as imagens mostram uma mulher não identificada a dar à luz através de cesariana em que o menino sai sozinho da barriga da progenitora, quase como se rastejasse.

Segundo Sophie, o intuito da publicação foi mostrar “o apoio e a bondade que fazem um belo nascimento”.

“Eu, particularmente, adorei ver o bebé a sair do útero. A mãe também me disse que alguém lhe segurou um espelho para que ela assistisse. Eles também esperaram até que o cordão umbilical parasse de pulsar para o cortar. Para mim, isso realmente mostra não ‘como o bebé nasce’, mas como as pessoas presentes respeitaram os desejos da criança e demonstraram apoio e carinho para fazer um belo nascimento. A mãe concordou gentilmente que eu partilhasse o vídeo para que outras mulheres possam ter uma experiência assim tão bonita”, justificou.

Nas imagens, o bebé é colocado apenas com a cabeça para fora e, com um pouco de dificuldade, tira o braço direito de dentro da barriga para, depois, usar sua própria força para sair. No vídeo é possível ouvir os médicos e enfermeiros encantados com o nascimento.