Atualidade

Griezmann: Paços de Ferreira convidou-o a conhecer o clube do avô

É o melhor goleador do Europeu de Futebol de 2016 e promete dar dores de cabeça à nossa seleção quando defrontar Portugal na final de domingo, dia 10. Se o avançado de França Antoine Griezmann marcar um golo, a desilusão será a dobrar. É que o jogador, de 25 anos, tem ascendência portuguesa. O avô Amaro ‘da Cavada’, já falecido, foi craque no FC Paços de Ferreira.

“Por altura do nosso 106º aniversário, em abril, pensamos em convidá-lo mas coincidia com os campeonatos e não deu. Mas vamos fazê-lo. Já o queríamos fazer antes do Europeu”, garantiu o presidente do FC Paços de Ferreira, Paulo Meneses, em declarações à MoveNotícias.

Mas quem era Amaro ‘da Cavada’, homem cuja família carinhosamente tratava por ‘tio Mário’? “Era de Cavada, um local no centro de Paços de Ferreira. A mulher era da freguesia de São Pedro da Raimunda, no mesmo concelho. São freguesias limítrofes e eu, como também sou natural de São Pedro da Raimunda, ouvia falar dele na história do Paços”, continuou o presidente.

A história de Amaro Lopes funde-se com a história do clube, criado em abril de 1950. É que o defesa fez parte da equipa inicial do Paços, quando na altura ainda se chamava ‘FC Vasco da Gama’. Foi uma das estrelas pela sua garra a defender.

Amaro 'da Cavada', avô de Antoine Griezmann, no FC Paços de Ferreira
Amaro ‘da Cavada’, avô de Antoine Griezmann, no FC Paços de Ferreira

Uma família com talento para o futebol
Nos anos 60 Amaro emigrou para França com a mulher Carolina, sendo os primeiros portugueses a viver em Macôn, pequena localidade perto de Lyon. Tiveram cinco filhos. Isabelle, mãe de Antoine Griezmann, nasceu já em Macôn e casou-se com um francês. O atual jogador da seleção francesa e detentor da camisola 7 também sempre viveu ali.

O brilhantismo de Amaro foi difundido pelos genes, uma vez que a família Lopes mostrou sempre talento natural para o futebol. Quando estava em solo gaulês trabalhava na construção civil e deixou as chuteiras de lado. Mas fazia questão de ver os jogos dos filhos e sobrinhos no Sporting de Macôn.

Antoine Griezmann ponderou jogar pela seleção portuguesa
Amaro ‘da Cavada’ morreu em 1992, quando o neto Antoine Griezmann tinha apenas um ano. O jovem passou das camadas jovens do Sporting de Macôn para ser descoberto por um olheiro e chamado para a Real Sociedad, no país basco.

Quando esteve suspenso pela Federação Francesa entre novembro de 2012 e 1 de janeiro de 2014, por ter ido a uma discoteca sem autorização, Antoine ponderou pedir a dupla nacionalidade e alinhar pela seleção portuguesa. Mas nunca chegou a concretizar essa mudança. Entretanto mudou para o Atlético de Madrid, onde joga atualmente, e agora vai enfrentar Portugal numa final em casa.

Para já ninguém lhe tira o mérito: um total de seis golos marcados neste Europeu de Futebol, o que lhe vale o quarto lugar na lista de melhores marcadores da história das fases finais do Euro. À sua frente só tem Michel Platini e Cristiano Ronaldo, com 9 golos cada, e Alan Shearer, com 7.

Equipa do FC Paços de Ferreira 1951/52 Amaro 'da Cavada' é o terceiro a contar da esquerda, na fila de baixo
Equipa do FC Paços de Ferreira 1951/52
Amaro ‘da Cavada’ é o terceiro a contar da esquerda, na fila de baixo

Jogador quer ver o Paços de Ferreira campeão
Apesar de pouco falar português, Griezmann sabe bem qual foi a importância do FC Paços de Ferreira para o seu avô. “Na altura em que o Leicester [clube de futebol que venceu o último campeonato inglês, destronando equipas maiores] foi campeão, ele disse que gostava que o Paços também fosse campeão”, revelou o presidente do clube pacense.

E quais os prognósticos para domingo? “Somos todos por Portugal sem qualquer tipo de hesitação. Se não der, que seja alguém ligado a Paços a marcar o golo. Se o Griezmann marcar contra Portugal era o mal menor, mas continua a ser o mal. Se ele marcasse na própria baliza era o melhor”, finalizou Paulo Meneses entre risos.

Fotografias de arquivo gentilmente cedidas pelo FC Paços de Ferreira