Atualidade

Figuras públicas reagem à morte de Camilo de Oliveira

Depois da notícia da morte do ator Camilo de Oliveira, de 91 anos, ter sido conhecida, várias foram as figuras públicas que já vieram mostrar o seu pesar.

“Morreu Camilo de Oliveira. Não sei que idade tinha. Nem eu, nem ninguém. O Camilo era um Homem sem idade”, escreveu Nuno Santos, antigo diretor de informação da SIC e da RTP, canais onde o ator fez várias séries.

“Não imagino vida mais completa: profissionalismo exemplar, amores totais, caráter, verticalidade e alguns inimigos de estimação pelas razões certas. Se fosse uma peça, a vida do Camilo de Oliveira estaria ao nível do melhor Arthur Miller. Um beijo muito especial para o seu anjo da guarda Paula Marcelo”, prosseguiu o humorista Herman José, fazendo acompanhar as suas palavras por uma foto onde surge junto ao falecido ator e à viúva, Paula Marcelo.

“Foi um ator com quem, enquanto público, me diverti muito e com quem tive o privilégio de trabalhar, no ‘Sabadabadu’, da RTP. Estou um bocadinho perturbado”, lamentou Vítor de Sousa. O ator disse estar “profundamente triste” e que Camilo era “um grande profissional, ator popular e um perfeccionista”.

O apresentador Daniel Oliveira, autor do programa ‘Alta Definição’ da SIC, relembrou uma frase que o ator disse durante a entrevista que lhe deu, em 2011: “”Um dia, alguém do público levantou-se e disse: Camilo de Oliveira nunca devias morrer”.

Júlio Isidro salientou a paixão que o artista tinha pela pesca. “Era um magnífico pescador”, revelou.

Vários colegas de profissão fizeram questão de homenagear a memória do ator. Foi o caso da atriz Maria Emília Correia que falou em “perda de uma pérola” do teatro português.

Heitor Lourenço, que entrou na série ‘Camilo, o Pendura’, lamentou a perda de alguém que via “como um pai”. “Era um “puto”, como me chamava, queria aprender muito. Tinha ali ao pé de mim um “museu vivo”. Bastava observá-lo com atenção. Não perdi a oportunidade rara de me tornar seu amigo”, adiantou na sua página de Facebook.

“Trabalhei muito com ele, o Camilo foi o ator que foi, todos sabemos, viveu uma vida boa e longa. Era um homem muito amado por todos, se existe algum lugar lá em cima, espero que esteja num lugar bom”, afirmou por sua vez Simone de Oliveira. A cantora adiantou ainda que tiveram muitas discussões, pois ele “não era um colega fácil”, mas que “tudo passou”.

O ator Ruy de Carvalho preferiu recordá-lo como “um criador de bonecos, personagens, muito engraçados que ele fazia com muita classe”.

Eunice Muñoz: “Tinha muita ternura pelo Camilo, e é com enorme tristeza que me despeço dele. Até sempre meu querido amigo ❤️”.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também fez questão de lembrar que Camilo “é um amigo de há muitos anos e de todos os portugueses” e com um “humor muito doce”.