Cultura

Exposição no Porto alerta para a poluição marítima causada por lixo plástico

O Porto acolhe até ao último dia de julho, em diferentes espaços públicos, três estátuas criadas por alunos da Escola Superior Artística com o objetivo de alertar para a poluição marítima causada pelo lixo plástico.

‘Um Oceano em Plástico’ levou à instalação de estátuas feitas com plásticos descartáveis na avenida dos Aliados, na estação ferroviária de São Bento e no largo de São Domingos, explica um comunicado do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), organizador do evento.

As esculturas, concebidas no âmbito da campanha Ocean Action, retratam “diferentes consequências dos detritos plásticos sobre a vida marinha e a saúde humana”, lê-se no documento.

“Estudos recentes mostram que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar todos os anos ao oceano, levados pelo vento, pela chuva, pelos esgotos, pelos rios ou deitados diretamente nas praias ou no mar”, acrescenta.

A maior parte desse plástico vai para os fundos marinhos, ficando o restante a flutuar em áreas de acumulação de lixo, no centro dos oceanos, sendo depois trazidos novamente para as praias, o que causa graves danos nas populações de animais marinhos.

Para além disso, este material apresenta uma alta durabilidade, separando-se “apenas em partículas cada vez menores”, devido à ação do sol, que absorvem contaminantes da água e podem ser ingeridos pelo zooplâncton e pequenos peixes. Este processo leva a uma “corrente de acumulação de contaminantes ao longo da cadeia alimentar, que pode acabar no nosso prato”, lê-se ainda.

Para José Teixeira, coordenador da campanha, “esta iniciativa recorre ao uso da arte para cativar a atenção da sociedade para questões científicas e ambientais complexas de grande relevância”.

Em iniciativas paralelas à exposição, financiada pelo programa EEA Grants, vão realizar-se atividades científicas e de sensibilização em escolas, ações de limpeza de praias, um concurso escolar, uma exposição itinerante e a produção de vídeos educativos.