Saúde & bem-estar

Doenças hereditárias podem ser eliminadas com técnica genética

As doenças genéticas hereditárias não têm cura, no entanto já é possível evitar que passem para as gerações futuras. Tudo é possível através da seleção embrionária, uma técnica que consiste em analisar os embriões livres das mutações genéticas responsáveis por desenvolver essa patologias.

Doenças como fibrose, distrofia muscular, hemofilia A e B, e muitas outras, incluindo certos tipos de cancro, passavam de geração em geração sem cura e sem nada que pudesse ser feito para impedir a transmissão. “Hoje em dia, o melhor que se pode fazer aos portadores de doenças genéticas é um tratamento para reduzir o ritmo de evolução das patologias que normalmente são degenerativas e levam a uma diminuição importante da expectativa de vida”, explica Marcia Riboldi, especialista em genética da reprodução humana e diretora do laboratório Igenomix Brasil.

491

“No entanto, as famílias podem evitar as futuras gerações de manifestarem as doenças genéticas hereditárias antes de conceber os seus descendentes”, completa a médica.

Qualquer doença genética presente na família, por mais rara que seja, pode ser evitada nas futuras gerações através da técnica de diagnóstico genético pré-implantacional (PGD).

Para tal, é feita uma análise de ADN dos membros da família para identificar a mutação genética. Identificada a mutação, o casal deve realizar o tratamento de Fertilização in Vitro para que a fecundação do óvulo aconteça no laboratório e os embriões obtidos através do tratamento possam sejam analisados. A análise é realizada a partir de uma amostra de células do embrião.

Os resultados da análise das células do embrião que são enviadas ao laboratório de genética permitem identificar os embriões portadores das alterações que poderiam levar a doença.